De acordo com estimativa feita pelo Ministério da Agricultura na última segunda-feira (14), o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Brasil pode atingir 1,025 trilhão de reais em 2021, um recorde no cenário brasileiro.

A expectativa é decorrente de uma ótima performance das lavouras e do setor pecuário no ano que vem, podendo apresentar uma alta de 18,2% e 10,7%, respectivamente, em relação a 2020.

Na área dos grãos, as oleaginosas apresentam um desempenho excepcional para a safra de 2020/21 devido a grande demanda externa. Já em relação às carnes, os VBPs podem atingir máximas históricas no bovino, suíno e no frango por conta da densa demanda vinda da China, que vem enfrentando, nos últimos anos, os efeitos da peste suína africana.

O Ministério da Agricultura previu uma alta de 15,1% no valor bruto da produção de 2020, considerando um acréscimo de valor de 19,2% das lavouras e de 7,3% da pecuária. Segundo José Garcia Gasques, coordenador geral de Avaliação de Políticas e Informação da pasta, o mercado internacional mostra-se positivo por conta da taxa de câmbio vantajosa e do crescimento da demanda mundial de produtos da agropecuária.

 

Fontes:

Notícias Agrícolas

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens