Segundo pesquisador da Embrapa Cerrados Marcelo Ayres Carvalho, mestre em agronomia e PhD em genética e melhoramento de plantas pela University of Florida, a Brachiaria Brizantha cv Marandu é a cultivar mais plantada do mundo. “A gente está falando de 50 milhões de hectares! Não tem uma única cultivar de qualquer outra espécie que ocupe uma área tão grande como essa”, comenta pesquisador.

Além disso, Marcelo traça uma linha do tempo do programa de melhoramento genético de forrageiras da Embrapa. “Os programas de melhoramento de forrageiras da Embrapa se iniciaram quase que junto com a criação da empresa em 1975. A partir de então, as equipes foram formadas, as pesquisas se iniciaram sempre procurando oferecer oportunidades e novidades que vão acrescentar e facilitar a vida do pecuarista brasileiro”, afirmou “Os nossos programas, na verdade, são bem antigos. A Embrapa tem, no que diz respeito a forrageiras tropicais, oito programas de melhoramento que envolvem as principais gramíneas e também leguminosas. E todos esses programas vêm, ao longo dos anos, entregando novos cultivares e novos ativos que são importantes para a pecuária nacional”, acrescentou.

Fonte: Giro do Boi

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens